“NUEVO TANGO”

Piazzolla incorporou elementos de jazz à sua música, criando as primeiras referências de um “nuevo tango”, verdadeira revolução na música argentina encontrando, na época, hostilidade de críticos e plateia.

ASTOR PIAZZOLLA (1921 – 1992)

O compositor e bandoneonista argentino Astor Piazzolla (1921 – 1992) viveu com a família em Nova York, estudou na Argentina com Alberto Ginastera (1916 – 1983) e em Paris com Nádia Boulanger (1887 – 1979). Piazzolla incorporou elementos de jazz à sua música, criando as primeiras referências de um “nuevo tango”, verdadeira revolução na música argentina encontrando, na época, hostilidade de críticos e plateia.

Embora tenha sido reverenciado no campo da música popular; do jazz; da música sinfônica, durante muito tempo, sofreu críticas principalmente na Argentina. A razão destas críticas se deve à Piazzolla ter inovado justamente no Tango, gênero que tinha recebido o “status” de referência da nacionalidade local, uma identidade argentina, e que, portanto, para muitos, deveria ser intocado.

Foi longe da Argentina, entre Nova York, Paris e Milão que Piazzolla absorveu as influências do impressionismo francês, do contemporâneo atonal e o improviso do jazz para incorporá-las na língua harmónica do “novo tango” criando suas primeiras obras-primas, sendo reconhecido em todo o planeta com um grande compositor.

Hoje a Argentina também o reconhece como herói. Atualmente o Centro Astor Piazzolla, em Buenos Aires, fundado em 1995, é voltado para a divulgação e promoção de sua obra.


BANDONEÓN DE ASTOR PIAZZOLLA – CENTRO CULTURAL NÉSTOR KIRCHENER, BUENOS AIRES, ARGENTINA

Veja como o tango é denso, dramático e emocionante. Apesar de poucos acordes em sua harmonia, o tema é extremamente inspirado e envolvente, com um ritmo forte e marcante.  Observe uma obra regada de requinte erudito, tradição, transgressão e  flexibilidade. É mesmo extraordinário!

Boa audição!

*Depois, deixe seu comentário e vamos papear também nas redes sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: