IMAGENS DO MUNDO QUE FLUTUA

 

O não visto se chama invisível. Não podendo ouvi-lo será inaudível

Vamos ouvir música contemporânea?


Paulo Guicheney (1975)

Convido-o a conhecer o premiado compositor goiano Paulo Guicheney (1975).

Guicheney escreve para várias formações instrumentais, foi premiado na XVII Bienal de Música do Rio de Janeiro com a obra “Anjos são mulheres que escolheram a noite” e na XIX Bienal com a obra

“MUSIK NACH W.”

Sua obra vai muito além das fronteiras de Goiás, e tem sido executado em diferentes países como Argentina, Brasil, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda, Uruguai e México.

Atualmente Guicheney está cursando o Doutoramento em Musicologia na Universidade Nova de Lisboa em Portugal. Paulo é professor efetivo de composição da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás além de escritor e autor do livro “Tempo de atirar pedras e dançar” (Martelo Casa Editorial, no prelo). 

Segundo o compositor brasileiro, Paulo Costa Lima, Membro da Academia Brasileira de Música: “A obra de Guicheney pode ser tomada como fresta para esse grande tema da relação entre a invenção e suas referências”.

Ouviremos de Guicheney a Suíte “7 Ukiyo-e” – para ensemble (11 músicos). A obra é uma leitura sonora de sete imagens: três gravuras de Hiroshige, três de Hokusai e uma pintura de Van Gogh. Segundo Guicheney, não é uma peça programática, mas pode-se dizer que elas são reverberações sonoras das imagens. Ukiyo-e, segundo o compositor, também pode ser traduzido como imagens do mundo que flutua.

Para entendermos a inspiração de Guicheney, lembramos o pintor e gravador japonês Hiroshige (1797- 1858) conhecido sobretudo por suas gravuras de paisagens. Como o ultimo grande professor de Ukiyo-e (escola de gravura popular),   Hiroshige converteu as paisagens cotidianas em cenas de grande intimismo.  

 


Hiroshige

O outro artista que o inspirou, Katsushika Hokusai (1760 – 1849), por sua vez, fez mais de trinta mil desenhos em toda a vida, criando aos 70 anos A Grande Onda. Com esta obra, o artista japonês inspirou nada menos que Vincent van Gogh (1853 – 1890).


Katsushika Hokusai, auto-retrato, 1839


i

 A três referencias artísticas resultaram na Suíte “7 Ukiyo-e” (em sete movimentos)   I. Plum Park in Kameido – Hiroshige; II. The Spirit of the Servant Okiku – Hokusai; III. Sudden Shower over Shin-Ohashi Bridge and Atake – Hiroshige;  IV. Fireworks at Ryogoku Bridge – Hiroshige; V. The Amida Waterfall on the Road to Kiso – Hokusai; VI. The Ghost of Oiwa – Hokusai e VII. Bridge in the Rain, after Hiroshige – Van Gogh.


Imagens dos sete movimentos

A versão que ouviremos é a gravação da estreia mundial da obra, de Fevereiro deste ano em Morelia – México, no Conservatorio de las Rosas. O ensemble tem a participação de professores e alunos do Conservatório, a regência é de Sergio Ortíz.

Observe na percussão, a utilização de diferente instrumentação como taças de cristal e enxadas; além de um gongo e uma mola de carro. Paulo vem trabalhando desde 2017com taças de cristal.

Paulo Guicheney

A obra de Guicheney é instigante. Ouse! Permita-se aventurar no Novo.

Boa audição!

*Depois, deixe seu comentário e vamos papear também nas redes sociais!

2 comentários em “IMAGENS DO MUNDO QUE FLUTUA

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.