“O não visto se chama invisível. Não podendo ouvi-lo será inaudível“
Vamos ouvir música contemporânea?
Convido-o a conhecer o premiado compositor goiano Paulo Guicheney (1975).
Guicheney escreve para várias formações instrumentais, foi premiado na XVII Bienal de Música do Rio de Janeiro com a obra “Anjos são mulheres que escolheram a noite” e na XIX Bienal com a obra
“MUSIK NACH W.”
Sua obra vai muito além das fronteiras de Goiás, e tem sido executado em diferentes países como Argentina, Brasil, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda, Uruguai e México.
Atualmente Guicheney está cursando o Doutoramento em Musicologia na Universidade Nova de Lisboa em Portugal. Paulo é professor efetivo de composição da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás além de escritor e autor do livro “Tempo de atirar pedras e dançar” (Martelo Casa Editorial, no prelo).
Segundo o compositor brasileiro, Paulo Costa Lima, Membro da Academia Brasileira de Música: “A obra de Guicheney pode ser tomada como fresta para esse grande tema da relação entre a invenção e suas referências”.
Ouviremos de Guicheney a Suíte “7 Ukiyo-e” – para ensemble (11 músicos). A obra é uma leitura sonora de sete imagens: três gravuras de Hiroshige, três de Hokusai e uma pintura de Van Gogh. Segundo Guicheney, não é uma peça programática, mas pode-se dizer que elas são reverberações sonoras das imagens. Ukiyo-e, segundo o compositor, também pode ser traduzido como imagens do mundo que flutua.
Para entendermos a inspiração de Guicheney, lembramos o pintor e gravador japonês Hiroshige (1797- 1858) conhecido sobretudo por suas gravuras de paisagens. Como o ultimo grande professor de Ukiyo-e (escola de gravura popular), Hiroshige converteu as paisagens cotidianas em cenas de grande intimismo.
O outro artista que o inspirou, Katsushika Hokusai (1760 – 1849), por sua vez, fez mais de trinta mil desenhos em toda a vida, criando aos 70 anos A Grande Onda. Com esta obra, o artista japonês inspirou nada menos que Vincent van Gogh (1853 – 1890).
A três referencias artísticas resultaram na Suíte “7 Ukiyo-e” (em sete movimentos) I. Plum Park in Kameido – Hiroshige; II. The Spirit of the Servant Okiku – Hokusai; III. Sudden Shower over Shin-Ohashi Bridge and Atake – Hiroshige; IV. Fireworks at Ryogoku Bridge – Hiroshige; V. The Amida Waterfall on the Road to Kiso – Hokusai; VI. The Ghost of Oiwa – Hokusai e VII. Bridge in the Rain, after Hiroshige – Van Gogh.
A versão que ouviremos é a gravação da estreia mundial da obra, de Fevereiro deste ano em Morelia – México, no Conservatorio de las Rosas. O ensemble tem a participação de professores e alunos do Conservatório, a regência é de Sergio Ortíz.
Observe na percussão, a utilização de diferente instrumentação como taças de cristal e enxadas; além de um gongo e uma mola de carro. Paulo vem trabalhando desde 2017com taças de cristal.
A obra de Guicheney é instigante. Ouse! Permita-se aventurar no Novo.
Boa audição!
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Amei!Que lindo música clássica ,popular, folclórica e tudo mais obrigada mesmo
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É uma música muito densa mas, que bom que gostou. muito obrigada pelo apoio sempre. Beijo grande. saudades.
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