MARILIA MEDALHA

“Marília não canta como uma cantora; canta como uma mulher que gosta de cantar”

Marilia Medalha (1944)

Há 76 anos nascia em Niterói – RJ a grande cantora e compositora Marilia Medalha (25/07/1944). Marília Iniciou a carreira no Clube de Regatas de Icaraí e no Clube Central, em Niterói, partindo daí para o mundo.

Em 1967 conquistou o 1º lugar com a música “Ponteio”, de Edu Lobo e Capinam no III Festival da Música Popular Brasileira. A canção foi vencedora, à frente de Domingo no parque (Gilberto Gil), Alegria, alegria (Caetano Veloso), e Roda viva (Chico Buarque), entre outras. Foi uma das poucas mulheres protagonistas daquela noite de 1967.


Capa da Revista Cruzeiro (1967)
José Carlos Capinam, Marilia Medalha e Edu Lobo,

Marilia também se destaca como parceira de Vinicius de Moraes (1913-1980). A lista de parceiros de Vinicius é bem longa, traz nomes como: Baden Powell, Tom Jobim, Chico Buarque, Edu Lobo, Toquinho e Carlos Lyra, além de jovens desconhecidos na época como Jards Macalé e Francis Hime, até nomes como Pixinguinha e Ary Barroso. Desses nomes, a parceria com Marilia merece grande destaque, afinal, foi ela a única mulher a compor em parceira com Vinicius de Moraes.

Vinicius e Marilia se conheciam desde que a cantora foi de Niterói para São Paulo em 1965, participar do musical Arena Conta Zumbi, de Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri, com músicas de Edu Lobo. Nesse musical, que ficou em cartaz por mais de um ano, Marília recebeu o prêmio de Atriz Revelação, da Associação Paulista de Críticos Teatrais, em 1966.


Os Parceiros Musicias
Marilia Medalha  e Vinícius de Moraes

Os amigos, Marilia e Vinícius, se tornaram parceiros em uma das fases mais conturbadas da vida do país e dos dois músicos. Vinicius havia sido desligado do Itamaraty ao qual serviu durante duas décadas. Marília, por sua vez, teve prejudicada uma carreira em plena ascensão, no início de 1969, quando seu então marido, o escritor e teatrólogo Isaias Almada, foi preso pelos órgãos de repressão da ditadura militar. Neste momento nasce a parceira musical entre os dois músicos.

Marilia Medalha, uma intérprete sem qualquer espécie de vedetismo e, além do mais, uma mulher fora de série, digna, leal e corajosa quanto as que mais o sejam. (…) Marília não canta como uma cantora; canta como uma mulher que gosta de cantar”.

Vinicius de Moraes, Dezembro de 1970.

Nos últimos anos Marília Medalha tem participado de eventos especiais, dedicando-se somente aos projetos com os quais se identifica estética e ideologicamente, como o trabalho “Tributo a Zé Kéti”, no CCBB do Rio de Janeiro, coordenado por Elton Medeiros, e o musical “Rainha Quelé”, homenagem a Clementina de Jesus, em 2002, no SESC Ipiranga, em que reverencia a sambista Clementina na interpretação marcante de seus jongos, partidos e corimas. Participou de um tributo ao compositor Sidney Muller, na Funarte do Rio de Janeiro, e do evento “A Era dos Festivais”, coordenado por Zuza Homem de Mello.


Marilia Medalha

Atualmente Marilia reside em São Paulo, um tanto recolhida. Vez por outra vem à Goiânia visitar os amigos que aqui fez, e, seu irmão Luiz Medalha, renomado pianista que vive na capital goiana.

Ouviremos Ponteio, de Edu Lobo e José Carlos Capinam no histórico III Festival da Música Popular Brasileira,  interpretado por Edu Lobo, Marília Medalha, Quarteto Novo y Momento Quatro  – Maurício Maestro/Zé Rodrix/David Tygel/Ricardo Sá.


Troféu em 1967
Edu Lobo/Marilia Medalha/Capinam

Observe ao ouvir Ponteio:  do motivo principal da melodia, extrai-se o elemento melódico da introdução que tanto chama a atenção nesta obra magistral. Não foi por acaso que Ponteio venceu o Festival de 1967.

*Depois, deixe seu comentário e vamos papear também nas redes sociais!

4 comentários em “MARILIA MEDALHA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: