UM FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA NO CENTRO DO PAÍS

Festival Internacional de Música Belkiss S. Carneiro de Mendonça
43º Festival Internacional de Música Belkiss S. Carneiro de Mendonça

O Festival mais antigo no Brasil, em edições contínuas, teve início na década de sessenta. Quando realizado o I Festival de Música, em Goiânia, promovido pelo então Conservatório Goiano de Música, depois Instituto de Artes e hoje Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás.

Desde sua primeira versão esses eventos trouxeram a Goiânia reconhecidos nomes do cenário musical brasileiro e internacional: instrumentistas, compositores, regentes e educadores musicais que deixaram sua marca na formação de nossos profissionais.

Segundo a professora Maria Helena Jayme Borges:

“O grande acontecimento de 1964 foi a realização do I Festival de Música Erudita do Estado de Goiás de 19 a 27 de setembro. Os professores, alunos e servidores do Conservatório, compreendendo o alto sentido e as vantagens pedagógicas e sociais daquele evento, não mediram esforços para realização do festival, sendo essa a primeira vez que empreenderam um trabalho de tamanho vulto”.

O I Festival trouxe para Goiânia a regente e compositora carioca Maria Luiza de Mattos Priolli (1915 – 2000), ministrando o curso de Análise e Didática do Ritmo e Som; o renomado pianista Arnaldo Estrela (1908 -1980), o curso de Didática do piano e interpretação pianística e o compositor e musicólogo alemão naturalizado brasileiro  Bruno Kieffer (1923 – 1987), ministrando os cursos de Apreciação musical, Estética e História da Música.

Arnaldo Estrela, Maria Luiza de Mattos Priolli, Bruno Kieffer

A pianista goiana Belkiss Spencieri Carneiro de Mendonça (1928-2005), estava à frente de tudo e  formou uma equipe unida, entusiasta e comprometida. Assim conseguiu fazer o que parecia impossível: realizar, em 1964, um Festival de Música no interior do Brasil.

Belkiss Spencieri Carneiro de Mendonça

Além de cursos, a primeira versão do Festival ofereceu ao público goiano recitais com a participação dos violinistas Nathan Schuwartzmann e Mariuccia Iaconino, das pianistas Belkiss, Arnaldo Estrela e Heloisa Barra, da Mezzo Soprano Honorina Barra, do flautista Lenir Siqueira, do oboísta Paulo Nardhi, do clarinetista José Botelho, do trompista Jairo Ribeiro, do fagotista Noel Devos e ainda contou a presença Maestro Isaac Karabtchewsky regendo o Madrigal Renascentista.

Nathan Schuwartzmann e Mariuccia Iaconino, Belkiss S. Carneiro de Mendonça, Irmãs Barra, Maestro Isaac Karabtchewsky

“Festivais deveriam haver cinco por ano, por sua organização e boa direção. Quanto à plateia, não poderia ser melhor, composta quase que exclusivamente de jovens de grande interesse musical”. Cussy de Almeida (1936 – 2010)

Muitos foram os importantes músicos que passaram pelos 42 festivais em Goiânia. Tradicionalmente os Festivais da Escola de Música trazem para cidade reconhecidos nomes do cenário musical brasileiro e internacional. O 43º Festival Internacional de Música Belkiss S. Carneiro de Mendonça (formato online), além de cursos, mesas redondas, máster classes de instrumentos/canto, música popular, musicoterapia e educação musical, oferecerá recitais online tanto relembrando antigos festivais quanto Concerto com transmissão ao vivo através do canal o Youtube da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG entre os dias 18 e 21 de novembro próximo.

Festivais em Goiânia EMAC/UFG

Relembrando um dos músicos presente no histórico Primeiro Festival de Música de Goiânia, ouviremos Arnaldo Estrela,  interpretando a Lenda do Caboclo de Heitor Villa-Lobos(1887 – 1959).

Heitor villa-Lobos

Observe a interpretação precisa e brilhante do pianista Arnaldo Estrela.

*Depois, deixe seu comentário e vamos papear também nas Redes sociais!

11 comentários em “UM FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA NO CENTRO DO PAÍS

  1. Por favor prof: Gyovana como abri apágina para escrição do festival, preciso ouvir ás palestra,

    Obter o Outlook para Android

    ________________________________

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.