MÚSICA DE CÂMARA

“música escrita para pequenas formações”

Violino, Violoncelo e Piano

A Música de Câmara é aquela feita para ambientes menores, adequada à execução em câmara ou aposento.  Existem peças de Música de Câmara para os mais variados instrumentos, mas um de seus principais gêneros é o Trio com piano. E essa formação geralmente contempla, além do piano, um violino e um violoncelo.

Mozart, Haydn, Beethoven são exemplos de compositores que escreveram obras para esta formação. No entanto, foram os compositores do período romântico que incorporaram ao Piano Trio um estilo brilhante dando importante contribuição ao gênero.

Mozart, Haydn e Beethoven

.

Um exemplo do gênero no Período Romântico é o Trio em sol menor opus 17 de Clara Schumann.  A alemã Clara Josephine Wieck (1819 – 1896) foi esposa de Robert Schumann, sendo uma das poucas crianças prodígio a se manter famosa e reconhecida como virtuose do piano por toda a vida. Ela exerceu sua influência ao longo de 61 anos de carreira como concertista. Clara Schumann influenciou hábitos na performance musical. Inovou na escolha de repertório, na programação de suas turnês, exercendo independência junto ao público e aos empresários.

Clara Josephine Wieck

No entanto, sua carreira como compositora sempre esteve em segundo plano. Apesar se toda sua segurança em relação ao piano, duvidava de sua capacidade como compositora. A pianista viveu em um período em que compositoras não eram incentivadas, nem levadas a sério. Clara Schumann possui obras de inegável valor, embora tenha passado pela história da música ocidental como a esposa pianista do compositor Robert Schumann.

  “Acreditei que tinha talento criativo, mas desisti desta ideia; uma mulher não pode desejar compor – nunca houve nenhuma capaz disso. E eu serei a primeira? Seria arrogância minha acreditar nisso. (…) Que Robert possa sempre compor, isso sempre me fará feliz”. Clara Schumann

Robert e Clara Schumann

 O Trio em sol menor opus 17 de Clara Schumann foi composto em 1846 em quatro movimentos. Vale ressaltar que Clara compôs para esta formação, após criar uma série inovadora de concertos, na cidade de Dresden (Alemanha), para valorizar a Música de Câmara.

Dresden (Alemanha)

Curiosamente o casal Schumann tinha o hábito de presentear um ao outro com obras musicais. Clara presenteou Robert com o Piano Trio no sexto aniversário de casamento. Robert retribuiu, um ano depois, presenteando-a com seu Piano Trio n. 1 em ré menor opus 63.

Clara e Robert Schumann

Ouviremos o Piano Trio de Clara Schumann com o ATOS Trio – Annette von Hehn,  violino; Stefan Heinemeyer, violoncelo e Thomas Hoppe, piano.

ATOS Trio

Observe o brilhantismo e a poesia desta obra magistral da compositora Clara Schumann.  

*Depois, deixe seu comentário e vamos papear também nas Redes sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: