DUETO

 Dueto ganhou uma versão que traz Chico Buarque cantando com sua neta Clara Buarque

Chico e Clara Buarque

Um dueto pode ser uma composição musical executada por dois músicos ou cantores. Vem daí o título de Duetocomposição de Chico Buarque de 1980. A primeira gravação, que traz Chico cantando com Nara Leão (1942 – 1989), foi lançada em um álbum da cantora só com o repertório de Chico – “Com açúcar, com afeto”. Dueto  só teve nova versão no início dos anos 2000, quando Chico se juntou a Zizi Possi e gravou a música para a Trilha Sonora do filme –  Amores Possíveis

Nara Leão e Chico Buarque

Considerado um dos maiores compositores da Música Popular Brasileira, Francisco Buarque de Hollanda (1944), mais conhecido como Chico Buarque, além da notabilidade como músico, desenvolveu ao longo dos anos uma carreira literária, sendo autor de peças teatrais e romances. Foi vencedor de três Prêmios Jabuti.  Em 2019, foi distinguido com o  Prêmio Camões, o principal troféu literário da língua portuguesa, pelo conjunto da obra. 

Chico Buarque

Nascido em uma família extremamente ligada à cultura, é filho de Sérgio Buarque de Hollanda (1902 – 1982), historiador e jornalista e de Maria Amélia Cesário Alvim (1910 – 2010), pianista e pintora. Tem como irmãos as cantoras Miúcha (1937 – 2018), Ana de Hollanda (1948) e Cristina Buarque (1950).  Seguindo essa atração cultural, em 1966 casou-se com a atriz Marieta Severo, com  quem teve três filhas: Silvia, Luísa e Helena. O cantor, além das filhas tem cinco netos.  Uma delas a cantora Clara Buarque.


Família Buarque de Hollanda reunida no jardim da casa da Rua Buri, 35: (esq. para dir.): Cristina, Ana, Pii, Maria Amélia, Sérgio de Hollanda, Chico, Sérgio e Álvaro | Acervo Família Buarque de Hollanda

 Com essa neta, Chico gravou em 2017, uma nova versão de Dueto. Clara, à época com dezenove anos, é filha de Helena Buarque e Carlinhos Brown, e, apesar da pouca idade, tem revelado ser herdeira do talento dos vários artistas da família. Essa gravação, um belo encontro de família, marcou a inclusão de Dueto na discografia oficial de Chico Buarque, já que faz parte de Caravanas (álbum lançado em agosto de 2017). 


Clara e Chico Buarque

A nova gravação de Chico e Clara se mostra atenta às novas formas de amar. Os dois improvisaram versos no final da gravação: Além de constar nos astros, nos signos, nos búzios e nos mapas, o amor também pode constar no “Googgle, no Twitter, no Face, no Tinder, no WhatsApp, no Instagram, no Youtube, no Snapchat, no Orkut, Telegram, no Skype”. É a letra mesclando com novas formas de expressão.

Ouviremos Dueto com Chico e Clara Buarque – parte do Álbum Caravanas

Observe a riqueza da instrumentação. Vale a pena conferir esta “nova” versão do icónico Dueto de Chico Buarque de Hollanda.

*Depois, deixe seu comentário e vamos papear também nas Redes sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: