O ADEUS A CHRISTOPHER PLUMMER

O capitão John Von Trapp do inesquecível filme – A  Noviça Rebelde

Christopher Plummer (1929 – 2021) 

O ator canadense Christopher Plummer (1929 – 2021)  que interpretou o capitão John Von Trapp em a Noviça Rebelde (The Sound of Music), um dos musicais mais famosos da história do cinema,  morreu aos 91 anos no ultimo cinco de fevereiro. A morte foi relatada por seu empresário que destacou seu senso de humor e sua fineza, além do talento, que alcançou várias gerações. A carreira do ator se estende por 75 anos, durante os quais trabalhou em quase 200 filmes e séries de televisão, além de ser um ator de teatro apaixonado pelas peças de  Shakespeare.

A família von Trapp no filme A Noviça Rebelde

Sua interpretação em Noviça Rebelde, no papel de capitão John Von Trapp,  foi inicialmente rejeitado por Christopher Plummer.  Curiosamente, o canadense, um homem do teatro, lamentou que sua voz tenha sido dublada em canções no filme. Anos depois, ao jornal The Guardian, confessou que havia aceitado:

“aquele maldito projeto apenas para fazer um musical no cinema”.

Segundo Plummer em entrevista à “People” (1982):

“Esses papéis sentimentais são os mais difíceis para eu fazer, especialmente porque fui treinado vocal e fisicamente para Shakespeare”. (…) “Para fazer um papel nojento como von Trapp, você tem que usar todos os truques que conhece para preencher a carcaça vazia do papel. Esse maldito filme me segue como um albatroz”.

Filme a Noviça Rebelde

Por anos, ele fez pouco de “A noviça rebelde”, considerando o filme uma “armadilha melosa”, até passar a compartilhar a opinião popular sobre o clássico, um ícone do entretenimento familiar afetuoso, no qual o ator contracena com Julie Andrews (1935).

Julie Andrews (1935) no filme A noviça Rebelde (1965)

Christopher Plummer e  Julie Andrews  ficaram conhecidos no planeta como  – A Noviça Rebelde e o Capitão Von Trapp. Até os dias de hoje são lembrados por esta brilhante atuação.

 Julie Andrews e Christopher Plummer

A Noviça Rebelde é, sem dúvidas, um dos grandes clássicos do cinema ocidental.  É praticamente impossível alguém não ter ouvido falar dele, pelo menos, uma vez, ou conhecer uma de suas inesquecíveis e encantadoras músicas. O campeão de bilheteria e um dos filmes mais assistidos de todos os tempos, é baseado em um musical da Broadway, criado por Howard Lindsay (1989 – 1968) e Russel Crouse (1893 – 1966), o qual foi adaptado da obra cinematográfica de 1956, A Família Trapp, e do livro The Story of the Trapp Family Singers, escrito pela verdadeira Maria Von Trapp. A Noviça Rebelde é inspirada em uma história real.

O casal Maria e John Von Trapp (verdadeiros)

No longa – A noviça Maria não consegue se adaptar muito bem às regras do convento, por esta razão, a Reverenda Madre resolve afasta-la temporariamente de suas atividades e a envia para trabalhar como governanta na casa da família Von Trapp, cuidando das sete crianças do viúvo John Von Trapp, Maria chega para mudar a vida de todos ali e trazer, principalmente, o amor, a alegria e a música de volta àquela casa.

Filme A Noviça Rebelde

Com um roteiro simples trabalhado de forma brilhante, o filme é impecável.  A questão do Nazismo e do Anschluss (anexação da Áustria à Alemanha Nazista) é retratada de uma forma branda, o suficiente para compreendermos um pouco do momento histórico em que a narrativa se passa. Enfim, um filme adorável, no qual a música contagia e encanta. Um programa para assistir muitas e muitas vezes.

O filme Noviça Rebelde (1955) venceu o Oscar (1966) na categoria – melhor diretor Robert Wise; e o Globo de Ouro (1966) nas categorias – Melhor Filme e Melhor Atriz –Julie Andrews.

Ouviremos o trecho do filme em que Maria (Julie Andrews)e as crianças passeiam pela Áustria cantando Dó Ré Mi.

Observe a maravilha da trilha sonora deste filme. Difícil escolher! Vale a pena ouvir cada canção deste incrível e inesquecível filme.

*Depois, deixe seu comentário e vamos papear também nas Redes sociais!

2 comentários em “O ADEUS A CHRISTOPHER PLUMMER

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: