marco na carreira solo de Lennon

No primeiro dia do ano, um manto de serenidade cobre o planeta, marcando “O Dia da Paz Mundial”, iniciativa do Papa Paulo VI em 1967. O líder da Igreja Católica, à época, propôs a celebração anual, não apenas para os fiéis católicos, mas para todos os seres humanos, transcendendo barreiras religiosas. Em sua mensagem, o Papa expressou a esperança de que o mundo aderisse a essa causa, visando uma humanidade consciente e liberta de conflitos bélicos.
Neste início de ano, a busca pela paz mundial ressurge, ecoando as palavras de John Lennon, o icônico Beatle e ativista britânico que lutou pela paz até o dia de seu assassinato em dezembro de 1980.
Em 1967, o ano da proposição do Papa pelo dia mundial da paz, Lennon compôs “All You Need Is Love”, tornando-se um ativista do movimento antiguerra e da contracultura da época. Entre 1968 e 1972, Lennon, em parceria com Yoko Ono, produziu uma série de gravações, incluindo o sucesso internacional “Give Peace a Chance”, “Happy Xmas (War Is Over)” e a emblemática “Imagine”. Esta última, uma obra atemporal.

John Lennon
Marco na carreira solo de Lennon “Imagine” foi composta em 1971, embora, pareça mais atual do que nunca. Sua mensagem inspiradora encoraja a visão de um mundo sem fronteiras, livre de divisões religiosas e nacionais, propondo uma vida desapegada de bens materiais. A canção foi fortemente influenciada pelos poemas de Yoko, especialmente “Cloud Piece” de 1964, presente no livro “Grapefruit”.
Em entrevista à revista Playboy em 1980, Lennon revelou que a inspiração também veio de um livro de orações cristãs dado a Yoko por Dick Gregory. Definindo “Imagine” como um “Hino humanista para o povo”, Lennon expressou sua visão anti-religiosa, anti-nacionalista, anticonvencional e anticapitalista.

John Lennon e Yoko
A magnificência de “Imagine” não passou despercebida, sendo eleita pela Rolling Stone como a 3ª maior música de todos os tempos. Recebendo o prestigiado prêmio Grammy Hall of Fame e uma posição no museu Rock and Roll Hall of Fame entre as 500 músicas que moldaram o rock. A canção continua a transcender gerações como uma verdadeira obra-prima.
AAinda sobre os efeitos do “Dia da Paz Mundial”, que possamos refletir através da letra e música, de John Lennon, unindo-nos como “verdadeiros amigos da Paz”. E quem sabe, ao som de “Imagine”, possamos “sonhar”com o final dos conflitos que assolam nosso planeta. Afinal, como Lennon nos lembrou, tudo que precisamos é amar.
Ouviremos “Imagine” com John Lennon, voz e piano.
Observe: essa época foi muito fértil para a música e a cultura em geral. Os movimentos dos anos sessenta influenciaram a música pop e revolucionaram a indústria cultural. A crença nos valores de “paz e amor” contrastava com os conflitos que estavam devastando o mundo, e, infelizmente ainda devastam. A poética da canção cria uma imagem de um futuro em que haverá mais igualdade entre as pessoas. A música de Lennon literalmente propõe imaginarmos uma realidade sem conflitos.
*Depois, deixe seu comentário e vamos papear também nas Redes sociais!
