Biografia

GYOVANA CARNEIRO

Gyovana Carneiro é doutora em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal), como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestre em Música Brasileira na Contemporaneidade, ela também é especialista em Música Brasileira para Piano a Quatro Mãos pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Graduada em Bacharelado – Piano, Licenciatura em Música com habilitação em Educação Musical e Pedagogia, é professora da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da UFG desde 1996. É atual presidente da Sociedade Goiana de Música. Foi membro do Conselho Estadual de Cultura de Goiás e do Conselho Municipal de Cultura de Goiânia.

Especialista em Formação de Plateia em Música, coordena as séries Concertos na Cidade e Concertos UFG. Coordenou o V e o VI Simpósio Internacional de Musicologia promovido pela EMAC-UFG. Foi presidente da Comissão Organizadora do 40°, 41° e 42° Festival Internacional de Música da EMAC-UFG. Coordenou os I, II, III e IV Simpósio Internacional da Performance e coordena o Projeto Concertos Didáticos para Juventude, que leva jovens de Goiás às salas de concertos.

Em Portugal, realizou turnê pelas escolas do país divulgando a música brasileira. Apresentou trabalho e publicou nos anais dos III (2013) e IV (2015) Simposio sobre os Paradigmas do Ensino do Instrumento Musical no Século XXI do Departamento de Música Universidade de Évora. Apresentou trabalho e publicou nos anais da Semana Brasileira da Universidade de Coimbra (2011).

Publicou trabalhos em revistas especializadas da Escola de Música da Universidade de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de São Paulo (USP). Também colaborou com Ricardo Tacuchian e sua obra – catálogo e notas biográficas organizadas por Elizete Higino e Valéria Peixoto, com análise e considerações sobre a obra Estruturas Gêmeas para piano a quatro mãos.

É, ainda, pesquisadora do Laboratório de Musicologia da EMAC-UFG e membro do
Grupo de Estudos de História e Imagens em parceria com a UFG e o Conselho Nacional de
Desenvolvimento Científico e Tecnológico (GEHIM/UFG/CNPQ). Em 2018, exerceu o cargo de
Superintendente Executiva de Cultura do Estado de Goiás.

%d blogueiros gostam disto: