A dama do piano que inspirou Monteiro Lobato

Guiomar Novaes foi fonte de inspiração para criação de personagem do Sítio do Picapau Amarelo
Pianista Brasileira Guiomar Novaes com a filha Anna Maria Pinto

No mês das mulheres, continuaremos a conversar sobre artistas inspiradoras. Uma delas, Guiomar Novaes (1895 –1979), teve uma trajetória espetacular. Ainda menina inspirou o escritor Monteiro Lobato (1882 –1948), a criar a personagem Narizinho, do clássico Sítio do PicaPau Amarelo.

Lobato era vizinho do professor de piano da menina Guiomar. Ao notar a talentosa criança que corporificava a música pelas mãos, olhos e o nariz arrebitado, criou a personagem. Considerada um dos maiores fenômenos do século XX na arte do piano, seus estudos musicais, no Brasil, ficaram a cargo do italiano radicado em São Paulo Luigi Chiaffarelli (1856 – 1923).

Com apenas 13 anos de idade, acompanhada da mãe, embarcou para Paris, em busca de uma das duas vagas destinadas a estrangeiros no Conservatório Nacional de Paris. Examinada por músicos do porte de Claude Debussy (1862 – 1918), Gabriel Fauré (1845 – 1924), Moritz Moszkowski (1854 – 1925) e Lazare Lévy (1822 – 1964), ela obteve o primeiro lugar entre os quase 400 candidatos oriundos de diversas regiões do mundo. Uma carta enviada por Debussy ao maestro Andre Caplet (1878-1925)l, descoberta em seus arquivos nos anos 1950, traz narrativa preciosa desse exame:

Guiomar fez sucesso em turnês internacionais

“A ironia habitual das coisas quis que a pessoa mais artística desse grupo fosse uma brasileira de 13 anos. Ela não é bela, mas tem os olhos ébrios de música, e esta capacidade de se isolar de tudo o que está à sua volta, marca característica, ainda que rara, do artista.”

Claude Debussy
Paris, 25 de novembro de 1909

O mundo se rendeu ao talento de Novaes, que fez sucesso em suas turnês pela Europa e Estados Unidos. Sempre acompanhada da mãe e depois do marido, o compositor e arquiteto Octavio Pinto (1890 – 1950), com quem viveu uma grande história de amor e se casou em 1922.

“Miss Novaes é quieta, modesta e séria, não tem compositor nem pianista favorito, e é conservadora em tudo, a não ser no estudo do piano: ‘ toco o que o meu capricho do momento pede – às vezes Bach, Beethoven e Brahms, às vezes a música ligeira de Schumann e Chopin. Não sou clássica nem romântica nos meus gostos musicais, ou talvez seja ambos’ (…) Se outros deixassem o piano se expressar por eles, como ela faz, também devessem falar menos.”

New York Herald
20 de Fevereiro de 1916

Em entrevista para Dean Elder assim relata Guiomar sobre a busca da técnica em suas interpretações:

“Naturalmente preparo tudo, mas quando estou em público, jamais penso na técnica. Apenas toco da maneira que sinto como acho que devo tocar, sem nenhuma preocupação com isso ou aquilo. Simplesmente me permito tocar e ofereço meu humor do momento, o que acho muito melhor do que calcular. Temos que ser generosos ao oferecer o que estamos sentindo e fazendo. Inspiração e intuição são as qualidades mais importantes do artista.”

Guiomar Novaes, 1970

A recatada pianista se expressava através de sua arte. Ouviremos a grande pianista brasileira interpretando Chopin (1810 – 1849) – Ballade nº 4 em fá menor, opus 52. Observe a interpretação magistral de Guiomar Novaes que a torna única e incrivelmente espetacular.

Boa audição!

*Depois, deixe seu comentário e vamos papear também nas redes sociais!

Um comentário em “A dama do piano que inspirou Monteiro Lobato

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: