IN VINO VERITAS DE HENRIQUE DE CURITIBA

“O bom vinho alegra o coração dos homens”

Henrique de Curitiba (1934 – 2008)

No inverno e em isolamento social, nada como um bom vinho. A sugestão é a Suíte de Vinhos do compositor Henrique de Curitiba (1934-2008).

Henrique de Curitiba Morozowic, membro de uma família de artistas, tanto ele quanto os irmãos Norton e Milena Morozowicz são artistas consagrados internacionalmente. A mãe, Wanda Lechowski, era pianista amadora, e, o pai, Tadeu Morozowicz, bailarino e coreógrafo formado no Teatro Nacional de Varsóvia e na Escola Imperial de Ballet de Saint Petersburg, na Rússia. Professor Tadeu foi o criador do primeiro curso de ballet do Paraná, na Sociedade Thalia, em Curitiba.


Wanda, Milena, Tadeu e Henrique – Acervo Família Morozowicz

Henrique nasceu e viveu a maior parte de sua vida na capital paranaense; mas passou por diversas cidades e países, inclusive Goiânia, onde morou por alguns anos. Compôs, ao longo de sua vida, mais de 150 obras. Com uma produção consistente, é considerado: “um de nossos melhores compositores neoclássicos”.

Em 1954 Henrique foi aperfeiçoar seus estudos em São Paulo na afamada classe de composição do professor Hans Joachim Koellreuter (1915 – 2005) na Escola Livre de Música. Com um nome tão difícil de pronunciar – Zbigniew Henrique Morozowicz, logo ficou conhecido como o “Henrique de Curitiba”.

Suas obras foram editadas em diversos países, além do Brasil. A obra coral de Henrique de Curitiba Morozowicz”, foi publicada em 2009, pela Fundação Cultural de Curitiba, em projeto coordenado pela Professora Glacy Antunes de Oliveira.


Henrique de Curitiba (1934 – 2008)
Diário de Viagem de Henrique de Curitiba

Sempre rodeado de música e verdadeiros amigos, Henrique, gostava de tomar um bom vinho e brindar a vida com pessoas queridas. Para festejar os vinhos compôs, no ano 2000, uma suíte coral intitulada In vino veritas” (No vinho está à verdade), que estreou na Califórnia (EUA), no ano de 2001, com o coro da famosa vinícola Robert Mondavi de Napa Valley.

  “Tudo começou assim: no ano de 2000 completei os meus 50 anos de compositor. Para celebrar o fato, escrevi uma suíte coral, In vino veritas, tendo por tema vinhos de diversos tipos. Por sugestão de meu filho Aléxis, que fazia o seu mestrado em San Francisco, enviei a partitura para o NAPA VALLEY CHORALE. A sua regente, Jan Lanterman, gostou da música e me propôs de fazer a sua estreia mundial em Napa, na Califórnia – a capital dos vinhos finos da América – em maio de 2001. Meus amigos, ter ido à NAPA VALLEY, foi uma das mais belas experiências da minha vida”. (Morozowicz, 2001 – Diário de Viagem de Henrique Morozowicz)


Henrique, Alexis e Norton
Acervo da Família Morozowicz

A suíte foi inspirada no texto do antigo provérbio latino, Bonumvinum laetificat cor hominum, (O bom vinho alegra o coração dos homens), usado nas quatro peças que a compõem – cada uma evocando um tipo de vinho. O refrão, O bom vinho alegra o coração dos homens, repete-se em todas as peças, mas a cada delas foi atribuído um caráter musical diferenciado, representando as diferentes qualidades dos vinhos Cabernet/Merlot (solene, de andamento lento e harmonia densa, como a natureza encorpada do vinho), Beaujolais Nouveau (allegro buliçoso, demonstrando o caráter leve e algo frisante deste vinho novo, o primeiro da safra anual), Liebfraumilch (vinho suave e adocicado, recebeu do compositor um tempo de barcarola) e Bardolino (o mais rápido dos movimentos, para um vinho italiano leve e vibrante).


Henrique e Norton
Acervo Família Morozowicz

Difícil não apreciar uma boa música e um bom vinho. Escolha o seu, escutando a versão de In vino Veritas”com a Camerata de Curitiba sob a regência de Maestro Norton Morozowicz na comemoração dos 80 anos de Henrique de Curitiba.

*Depois, deixe seu comentário e vamos papear também nas redes sociais!

3 comentários em “IN VINO VERITAS DE HENRIQUE DE CURITIBA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: