“O bom vinho alegra o coração dos homens”

Henrique de Curitiba (1934 – 2008)
No inverno e em isolamento social, nada como um bom vinho. A sugestão é a Suíte de Vinhos do compositor Henrique de Curitiba (1934-2008).
Henrique de Curitiba Morozowic, membro de uma família de artistas, tanto ele quanto os irmãos Norton e Milena Morozowicz são artistas consagrados internacionalmente. A mãe, Wanda Lechowski, era pianista amadora, e, o pai, Tadeu Morozowicz, bailarino e coreógrafo formado no Teatro Nacional de Varsóvia e na Escola Imperial de Ballet de Saint Petersburg, na Rússia. Professor Tadeu foi o criador do primeiro curso de ballet do Paraná, na Sociedade Thalia, em Curitiba.

Wanda, Milena, Tadeu e Henrique – Acervo Família Morozowicz
Henrique nasceu e viveu a maior parte de sua vida na capital paranaense; mas passou por diversas cidades e países, inclusive Goiânia, onde morou por alguns anos. Compôs, ao longo de sua vida, mais de 150 obras. Com uma produção consistente, é considerado: “um de nossos melhores compositores neoclássicos”.
Em 1954 Henrique foi aperfeiçoar seus estudos em São Paulo na afamada classe de composição do professor Hans Joachim Koellreuter (1915 – 2005) na Escola Livre de Música. Com um nome tão difícil de pronunciar – Zbigniew Henrique Morozowicz, logo ficou conhecido como o “Henrique de Curitiba”.
Suas obras foram editadas em diversos países, além do Brasil. “A obra coral de Henrique de Curitiba Morozowicz”, foi publicada em 2009, pela Fundação Cultural de Curitiba, em projeto coordenado pela Professora Glacy Antunes de Oliveira.

Henrique de Curitiba (1934 – 2008)
Diário de Viagem de Henrique de Curitiba
Sempre rodeado de música e verdadeiros amigos, Henrique, gostava de tomar um bom vinho e brindar a vida com pessoas queridas. Para festejar os vinhos compôs, no ano 2000, uma suíte coral intitulada “In vino veritas” (No vinho está à verdade), que estreou na Califórnia (EUA), no ano de 2001, com o coro da famosa vinícola Robert Mondavi de Napa Valley.
“Tudo começou assim: no ano de 2000 completei os meus 50 anos de compositor. Para celebrar o fato, escrevi uma suíte coral, In vino veritas, tendo por tema vinhos de diversos tipos. Por sugestão de meu filho Aléxis, que fazia o seu mestrado em San Francisco, enviei a partitura para o NAPA VALLEY CHORALE. A sua regente, Jan Lanterman, gostou da música e me propôs de fazer a sua estreia mundial em Napa, na Califórnia – a capital dos vinhos finos da América – em maio de 2001. Meus amigos, ter ido à NAPA VALLEY, foi uma das mais belas experiências da minha vida”. (Morozowicz, 2001 – Diário de Viagem de Henrique Morozowicz)

Henrique, Alexis e Norton
Acervo da Família Morozowicz
A suíte foi inspirada no texto do antigo provérbio latino, Bonumvinum laetificat cor hominum, (O bom vinho alegra o coração dos homens), usado nas quatro peças que a compõem – cada uma evocando um tipo de vinho. O refrão, O bom vinho alegra o coração dos homens, repete-se em todas as peças, mas a cada delas foi atribuído um caráter musical diferenciado, representando as diferentes qualidades dos vinhos Cabernet/Merlot (solene, de andamento lento e harmonia densa, como a natureza encorpada do vinho), Beaujolais Nouveau (allegro buliçoso, demonstrando o caráter leve e algo frisante deste vinho novo, o primeiro da safra anual), Liebfraumilch (vinho suave e adocicado, recebeu do compositor um tempo de barcarola) e Bardolino (o mais rápido dos movimentos, para um vinho italiano leve e vibrante).

Henrique e Norton
Acervo Família Morozowicz
Difícil não apreciar uma boa música e um bom vinho. Escolha o seu, escutando a versão de “In vino Veritas”com a Camerata de Curitiba sob a regência de Maestro Norton Morozowicz na comemoração dos 80 anos de Henrique de Curitiba.
*Depois, deixe seu comentário e vamos papear também nas redes sociais!
Vinho quê alegra o coração e COMPOSIÇÃO música coral refrigério para nossas alma têm sonoridade, profunda o coral Interpreta bem as articulaçoes das notas muiscais.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada caro Jeu! é uma obra muito interessante mesmo.
CurtirCurtir
Que benção ter conhecido essa família.
Não só pela competência de todos,mas porque são seres humanos maravilhosos.
Me ajudaram muito com seus exemplos!
CurtirCurtido por 1 pessoa