GILBERTO MENDES E UMA VONTADE DANADA DE BEBER COCA-COLA

“Você conhece aquele dito popular, falem bem ou mal, mas falem de mim?”

Gilberto Mendes (1922 – 2016)
 

Um dos pioneiros da música concreta no Brasil, Gilberto Ambrosio Garcia Mendes nasceu no dia 13 de outubro de 1922, em Santos, cidade do litoral paulista. Iniciou seus estudos de música apenas aos 18 anos, no Conservatório Musical de sua cidade natal. Praticamente autodidata, compôs sob orientação de Cláudio Santoro (1919 – 1989) e Olivier Toni (1926). Frequentou o afamado Ferienkurse fuer Neue Musik de Darmstadt, na Alemanha, entre os anos de 1962 e 1968.


Instituto Internacional de Música de Darmstadt, Alemanha

Seu nome consta dos Verbetes das principais enciclopédias e dicionários mundiais, tai como: Grove inglês; o Rieman alemão; o Dictionary of Contemporarry Music de John Vinton; entre vários outros. Sua obra já foi tocada nos cinco continentes, principalmente na Europa e Estados Unidos.

Mendes foi um dos músicos que assinou o Manifesto Música Nova, publicado pela revista de arte de vanguarda Invenção em 1963, e a partir dessa tomada de posição, tornou-se um dos precursores, no Brasil, no campo da música concreta, aleatória, serial integral; com a experimentação de novos grafismos, novos materiais sonoros e a incorporação da ação musical à composição, com a criação do teatro musical.


REVISTA INVENÇÃO, Ano II, Nº 3, junho de 1963
Revista de Arte de Vanguarda
 Diretor: Décio Pignatari
 

Foi, ainda, professor na Escola de Comunicação e Arte da USP, conferencista e colaborador das principais revistas e jornais brasileiros. Fundou, em 1962, a Festival Música Nova de Santos, o mais antigo em seu gênero em toda a América.

Gilberto Mendes recebeu vários prêmios no Brasil: o Prêmio Carlos Gomes, do Governo do Estado de São Paulo, além de diversos prêmios da APCA.  Também recebeu a Bolsa Vitae, o prêmio Sergio Mota  hors concours  2003 e o título de “Cidadão Emérito” da cidade de Santos, dado pela Câmara Municipal. Em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, em 2004, recebeu a insígnia e diploma de admissão na Ordem do Mérito Cultural, na classe de comendador, do Ministério da Cultura, das mãos do então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro da Cultura, Gilberto Gil.


Gilberto Mendes

Uma de suas obras mais interessantes, Moteto em Ré Menor, mais conhecido como Beba Coca Cola, para vozes corais e poema, foi composta em 1967. Em plena ditadura, o compositor criou uma espécie de antijingle, numa crítica ao consumo da sociedade moderna através de um de seus maiores ícones. Gilberto Mendes (1922 – 2016) concebe uma obra a partir do poema concreto de Décio Pignatari (1927 – 2012).

Beba Coca-Cola

“Na época, eu fiquei esperando uma represália da Coca-Cola. Que nada. Um diretor me procurou com uma caixa enorme de refrigerantes. E me agradeceu dizendo: ‘Você conhece aquele dito popular, falem bem ou mal, mas falem de mim?’ Só sei que até eu, logo depois de ouvi-la, ficava com uma vontade danada de beber Coca-Cola.” Gilberto Mendes.

A obra termina com um sonoro arroto – “o primeiro arroto solo da história da música universal” e com o coro falando a palavra “cloaca”, que encerra o poema de Pignatari.

Ouça a interpretação magistral desta obra com o Coro da OSESP sob a regência da grande e saudosa maestrina Naomi Munakata (1955 – 2020).

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Naomi Munakata (1955 – 2020)

Observe, nesta obra, a diversidade de material sonoro e o emprego do humor, características marcantes na obra de Gilberto Mendes.

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2 comentários em “GILBERTO MENDES E UMA VONTADE DANADA DE BEBER COCA-COLA

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