FRANZ LISZT

“um fenômeno da técnica pianística”

Franz Liszt (1811-1886)

Considerado um dos maiores pianistas de todos os tempos, Franz Liszt (1811-1886) nasceu na região da atual Hungria, no dia 22 de outubro de 1811. Iniciou seus estudos musicais com o pai Adam Liszt, que tocava violino e cantava na igreja.   

Adam Liszt – pai de Franz Liszt

 Devido ao seu  rápido progresso e  demonstração de enorme talento, a família Liszt  vai morar em Viena, onde Franz  estuda piano com o  renomado professor  Carl  Czerny (1791 – 1857),  e teoria musical com o famoso rival de W. A.  Mozart (1756 – 1791), o mestre capela  Antônio Salieri (1750 – 1825)

Carl  Czerny e Antonio Salieri

Nos primeiros anos de estudo já se apresenta brilhantemente sendo apontado pelos  jornais da época como um fenômeno da técnica pianística.  Franz Liszt foi um dos mais proeminentes representantes “Neudeutsche Schule” (Nova Escola Alemã). Deixou obras que tanto influenciaram seus contemporâneos quanto anteciparam algumas ideias e tendências do século 20.

Frazn Liszt

A partir de 1830, ainda na França, estabelece sólida amizade com o pianista polonês Frédéric Chopin (1810 – 1849) e com o violinista italiano   Niccolò Paganini (1782 – 1840). Músicos que influenciaram suas obras para piano.

Chopin, Liszt e Paganini

Liszt era muito popular, seus concertos arrebatavam grandes plateias, muitos admiradores e amores.  A “Lisztomania” dominava a Europa, e a carga emocional dos concertos de Liszt causavam a muitos ouvintes reações descritas como histéricas, lembrando os concertos de música POP da atualidade.

Liszt viveu vários e conturbados casos amorosos, talvez, uma destas paixões, o tenha inspirado compor uma de suas mais românticas obras, a popular  Liebesträume n.º 3, conhecida como “Sonho de Amor”, que  faz parte do repertório de grandes pianistas do passado e da atualidade.

“Sonhos de Amor” é um compêndio de três peças para piano publicado em 1850. Liszt tinha profunda conexão com a literatura, e, a princípio, as três Liebesträume (sonhos de amor) foram concebidas a partir de poemas de Ludwig Uhland (1787 – 1862) e Ferdinand Freiligrath(1810 – 1876).  Em 1850, duas versões apareceram simultaneamente como um conjunto de canções para soprano e piano, com transcrição para piano solo. Os dois poemas de Uhland e o de Freiligrath descrevem três diferentes formas de AMOR. 

Ludwig Uhland (1787 – 1862) e Ferdinand Freiligrath(1810 – 1876).

O poema de Freiligrath para o terceiro famoso “noturno” fala de um amor incondicional e maduro:

“Ame enquanto puder! A hora virá quando estiver junto ao túmulo e aos prantos”Freiligrath

Ouviremos Sonho de Amor interpretado pelo pianista chileno Claudio Arrau (1903 – 1991).

Observe o tema que sempre se repete, e, desfrute desta bela interpretação.

*Depois, deixe seu comentário e vamos papear também nas redes sociais.

Redes sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: