O FENÔMENO LANG LANG

“o pianista mais bem pago do mundo”

Lang Lang (1982)

Natural de Shenyang, no nordeste da China, o pianista Lang Lang (1982) começou a estudar piano aos três anos de idade, e aos cinco conquistou o 1º lugar no Concurso de Piano de Shenyang, no seu país natal. Conta-se que seu pai, sempre muito exigente, chegou a dizer-lhe que preferia que ele morresse se não fosse o melhor. Assim iniciou sua brilhante carreira. Aos nove anos ingressou no Conservatório Central da China e, com apenas onze anos, conquistou a quarta colocação no Concurso Internacional de Jovens Pianistas da Alemanha.

Lang Lang e seu pai

Durante a trajetória que o levou a fama mundial, ocorreu um fato inusitado. Em 1999, ainda estudante do Instituto Musical de Curtis, Lang Lang tocou o Concerto n. 1 de  Tchaikovsky (1840-1893) no Festival Musical de Ravinia em substituição a outro pianista. Após 5 horas de concerto, o maestro Zubin Mehta (1936) pediu-lhe para tocar outras obras. Por volta das 2 horas da madrugada Lang Lang voltou à sala de concertos e tocou novamente para o lendário maestro. No dia seguinte, a história se difundiu. Lang Lang falou:

“Parece que peguei carona num foguete, pois minha carreira decolou rapidamente”

Maestro Zubin Mehta (1936)

Não é comum que o universo da música de concerto produza celebridades: o pianista chinês é exceção. Não raro, seus álbuns estão entre os mais vendidos não apenas das prateleiras de música de concerto, mas também das de música pop. Incansável, estudioso e curioso de novos tipos de música, seja ela clássica, ou moderna ocidental, ou tradicional chinesa.

Lang Lang

 À parte o sucesso nos grandes palcos do mundo, Lang Lang é o mais jovem membro do Conselho Consultivo do célebre Carnegie Hall de Nova York. Com esse impressionante currículo, figura em primeiro lugar entre os 10 pianistas mais bem pagos do mundo.  Para o pianista chinês:

“O terrível não é enfrentar as dificuldades. O terrível é perdermos a direção de nossos esforços. Ou seja, quando as chances aparecem e não conseguimos apanhá-las”.


Lang Lang

Antes da Pandemia, Lang Lang, realizava cerca de 140 concertos anuais. Como 2020 foi um ano atípico para todos, com concertos cancelados, o pianista embarcou em outro projeto: gravação das Variações Goldberg de Johann Sebastian Bach (1685-1750). Segundo o pianista chinês:

“A música é um bom remédio nestes tempos particulares. Bach, comparado a outros grandes compositores, tem um poder de cura ainda maior”

O astro mundial do piano lançou o álbum pela “Deutsche Grammophon”  em setembro ultimo, e, assim se pronunciou:

“Levei 27 anos para estar preparado (…) Nunca trabalhei em uma peça por tanto tempo. (…) É que técnica é uma coisa, mas apropriar-se da música, torná-la sua, é outra. (…) Esperei anos para conhecer melhor a peça. Quando comecei a gravá-la, morria de medo e gravava outra coisa. Se eu não sinto que uma obra se torna parte de mim, se eu não a entendo completamente, não me sinto confortável em gravá-la.”

Capa do Àlbum lançado em setembro de 2020

Ouviremos com Lang Lang as Variações Goldberg BWV 988: Aria.  As interpretações do pianista chinês são bem polemicas. As críticas para esta gravação tem sido favoráveis, ressaltando, porém, sua interpretação um tanto romântica e, por vezes, excêntrica. Lang Lang, atualmente, com 38 anos, recém-casado, diz ter atingido a maturidade. Ouça e opine.


Lang Lang e sua esposa –  a pianista Gina Alice Redlinger

Observe a sublime inspiração de sentimentos na interpretação, um tanto romântica, de Lang Lang nesta magistral obra do compositor Johann Sebastian Bach.

*Depois, deixe seu comentário e vamos papear também nas Redes sociais!

4 comentários em “O FENÔMENO LANG LANG

  1. Lang Lang é extraordinariamente um pianista sensível. As suas interpretações são as que ele sente dentro da métrica e harmonia da música. Na medida em que a música é tocada por Lang Lang vai transformando os sentimentos. Ele é fantástico..

    Curtido por 1 pessoa

  2. Lang Lang é extraordinariamente um pianista sensível. As suas interpretações são as que ele sente dentro da métrica e harmonia da música. Na medida em que a música é tocada por Lang Lang vai transformando os sentimentos. Ele é fantástico..

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: