DIA MUNDIAL DO COMPOSITOR

Para celebrar esta data, o Papo Musical escolheu Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), aniversariante do mês de janeiro.
Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)

O “Dia Mundial do Compositor”  foi sugerido pela Fundação da Sociedade de Autores e Compositores na cidade do México (SACM) em 1945, mas, foi somente a partir de 1983 que o dia 15 de janeiro passou a ser  oficialmente e universalmente celebrado como homenagem aos compositores. O Brasil, por sua vez, comemora a data em dois momentos: além do15 de janeiro, no dia 07 de outubro, data dedicada ao Compositor Brasileiro.

 Para celebrar esta importante data, escolhemos Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791). Mozart nasceu em Salzburg, Áustria, em 27 de janeiro de 1756, tornando-se um dos compositores mais conhecidos de todo o planeta. Mozart é considerado, juntamente com Johann Sebastian Bach (1985 – 1750)  e Ludwig van Beethoven (1770 – 1827), um dos três maiores compositores da música ocidental.

Mozart, Beethoven e Bach

Mozart começou a tocar instrumentos de tecla aos três anos de idade e compor aos cinco. Antes mesmo de completar seis anos, seu pai, também músico, o levou em companhia da irmã, Maria Anna Walburga Mozart (1751 – 1829) em turnês de enorme sucesso pela Europa.


MOZART ao cravo com sua irmã. Seu pai segura um violino e a mãe, já falecida, aparece no medalhão.
Pintura de Johann Nepomuk della Croce, c. 1780

Reconhecido desde cedo como gênio musical, o pequeno Mozart exibia sua incrível capacidade intelectual e, ao mesmo tempo, captava, em suas andanças, o melhor do espírito musical de seu tempo. Segundo seu biógrafo Stanley Sadie (1930 – 2005) Mozart:

“Foi o único compositor na história a escrever para todos os gêneros musicais e a ser excelente em todos”.

Mozart

Como gênio que foi, conduziu a música de então a um auge da perfeição, criando um estilo que realmente merece ser chamado de clássico.  Mozart desenvolveu um  modo muito próprio de compor, apresentando singularidades que o diferenciam da grande maioria de seus contemporâneos. Sua música possui indiscutivelmente, sua “assinatura”. Assim se expressa Mozart sobre o ato de compor:

“É um erro pensar que a prática da minha arte se tornou fácil para mim. E eu lhe asseguro, meu caro amigo, ninguém se dedicou tanto a aprender o estudo da composição como eu”.

Para comemorar “Dia Mundial do Compositor” parabenizo os “profissionais que escrevem música” e sugiro para audição da semana o concerto para Piano e Orquestra em do menor (K 466) de W. A. Mozart,  com a Camerata de Salzburg, cidade natal de Mozart,  com a solista/ regente, renomada intérprete das obras de  Mozart, Mitsuko Uchida (1948).

Mitsuko Uchida

A crítica da especialidade classificou a pianista nipónico-britânica Mitsuko Uchida como “a deusa da pureza”, referindo-se à forma como ela captou a quintessência dos concertos de Mozart.

Para Mitsuko Uchida: “Mozart é perfeito. É completo. A música chega até Mozart caindo-lhe do céu”.

Observe Mitsuko Uchida como solista e regente. Não deixe de observar também a “assinatura” do compositor Wolfgang Amadeus Mozart no Concerto para Piano e Orquestra em do menor K 466.

 

*Depois, deixe seu comentário e vamos papear também nas Redes sociais!

Um comentário em “DIA MUNDIAL DO COMPOSITOR

  1. Uma expreção da nossa Música Brasileira, despertar para descobrir talentos atraves de Terras Brasileiras um custume de seculos e seculos. Apropiação desta cultura em riquecem, a nossa vida Musical.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: