Estercio Marquez Cunha (1941)

o compositor goiano é tema de curta-metragem

Estercio M. Cunha (1941)

O compositor goiano Estercio Marquez Cunha (1941) é uma daquelas pessoas que todos querem estar perto. Com uma palavra de carinho, um sorriso, pronto a ajudar os jovens músicos que estão sempre à sua procura.

Marquez é ligado profissionalmente à Universidade Federal de Goiás, onde foi professor de Harmonia, Contraponto e Fuga, mas a sua carreira acadêmica começa na década de 1970, quando lecionava na Faculdade de Artes da Universidade Federal de Uberlândia.

Ainda na mesma década, mais precisamente no ano de 1973, se junta às professoras Glacy Antunes de Oliveira, Delmari Brito Rossi e Elizabeth Caramashi para fundar o MVSIKA! Centro de Estudos, uma escola de proposta inovadora, pioneira do ensino de artes integradas.

No início da década de 1980, doutorou-se em Composição nos Estados Unidos, na Universidade da Cidade de Oklahoma, e é à carreira de compositor que Estercio se dedica desde sua aposentadoria em 1995.

Universidade da Cidade de Oklahoma

Além de compor, Marquez, segue dando aulas de composição aos alunos que sempre o rodeiam.

Paulo Guicheney (1975)

Segundo o compositor goiano professor da Universidade Federal de Goiás  Paulo Guicheney (1975):

“Estercio é um dos compositores mais interessantes que o Brasil já produziu, mas por estar afastado dos grandes centros, e também por seu comportamento tímido, não tem o reconhecimento que sua obra merece. É dono de uma linguagem própria única, plena de lirismo e inovações”.

Grupo “Música Íntima”

Outros compositores goianos que comungam das mesmas ideias é o grupo que forma o,  “Música Íntima”,  projeto de compositores egressos da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, no qual fazem parte Douglas Sá, Gabriel Araújo, Gilberto Filho, Lucas Manassés, Luiz Gonçalves e Ubiratan Costa.

O Projeto “Música Íntima”, além de mostrar as novas composições do grupo, divulga e promove compositores contemporâneos do estado de Goiás. Dentro da proposta do projeto, está a realização de documentários sobre compositores contemporâneos.

Luiz Gonçalves (1986)

O compositor e videomaker Luiz Gonçalves (1986), doutorando em música pela UDESC e professor de composição nas Oficinas de Música da UFG, que integra o “Música Intima”, é grande admirador de Estercio. Com o intuito de divulgar a obra e a vida do compositor goiano, agregou a ideia do grupo, e, realizou um documentário sobre Estercio.

O curta foi selecionado para participar 23º FICA – Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental na categoria MOSTRA DO CINEMA GOIANO. Intitulado: TEMPO DE SILÊNCIO. O curta, com duração de 21 minutos, foi apresentado na cidade de Goiás no ultimo FICA em maio de 2022. 

Com Direção, roteiro e edição de Luiz Gonçalves; Direção de fotografia e colorização de  Fernando Canhete e Produção do Projeto Música Íntima e T3mpo filmes.

TEMPO DE SILÊNCIO conta um pouco sobre a trajetória do compositor Estercio  Marquez Cunha. Segundo Gonçalves:

“(…)  Estercio é um dos compositores mais prolíficos do cerrado. Nascido em Goiatuba em 1941, foi o primeiro, e por muitos anos também o único, compositor goiano a aderir ao Modernismo na música. Neste curta-ensaio, onde sua música e suas ideias são retratadas, Estercio nos faz um apelo: que sejamos de fato donos de nossa percepção, pois nossa liberdade enquanto indivíduos jamais dispensa o ato de perceber, cada um à própria maneira, o mundo“.

Vamos assistir esse curta-ensaio com Estercio Marquez Cunha. Além de falas de Estercio seguindo o roteiro proposto por Gonçalves, o filme contem algumas obras do compositor como: Quatro cantos de fé; Música para soprano, flauta e violão Nº3 e Nº1; Música para piano Nº55; Ofício de Treva e Luz; Quarteto de cordas Nº5.

Observe a grandeza desse compositor goiano tão bem retratado no curta-ensaio TEMPO DE SILÊNCIO.

*Depois, deixe seu comentário e vamos papear também nas Redes sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: