Quando se comemora o Dia Nacional da Música Clássica

Consulta nacional foi realizada em 2006 e escolheu o aniversário de Villa-Lobos como marco para a comemoração da data
ASSINATURA DO COMPOSITOR HEITOR VILLA-LOBOS, QUE FOI ESCOLHIDO PARA REPRESENTAR OS CLÁSSICOS BRASILEIROS
Assinatura do compositor Heitor Villa-Lobos, que foi escolhido para representar os clássicos brasileiros

Com o intuito de escolher uma data mais adequada para celebrar os clássicos no Brasil, até então inexistente, a Agenda VivaMúsica! lançou no ano de 2006 uma consulta nacional dirigida a profissionais atuantes do setor. Foram propostos os nascimentos dos compositores José Maurício Nunes Garcia (22 de setembro), Antônio Carlos Gomes (11 de julho) e Heitor Villa-Lobos (5 de março).

Villa-Lobos venceu a enquete, tornando-se o patrono da música clássica do Brasil. Em 2007, a data entrou para o calendário estadual fluminense e, em 2009, o dia 5 de março foi decretado o Dia Nacional da Música Clássica no Brasil.

Heitor Villa-Lobos (1887-1959) foi um maestro e compositor brasileiro considerado o expoente máximo da música do Modernismo no Brasil, com relevante participação na Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo em 1922. Ele nasceu no Rio de Janeiro, no dia 5 de março de 1887, e começou a receber orientação musical ainda criança.

Villa-Lobos incorporou à sua música a brasilidade

Com a fama, também ficaram famosas as viagens de Villa-Lobos pelo Brasil, embora se saiba que algumas aconteceram apenas em sua imaginação. Não foram poucas às vezes em que, fora do Brasil, inventava ou aumentava histórias das “terras selvagens” brasileiras para ganhar maior destaque no meio europeu.

Ao certo, essas viagens ocorreram entre 1905 e 1915, percorrendo o Sul, Nordeste e o Norte do Brasil. Ele voltou ao Rio de Janeiro por volta de 1915, quando teve oportunidade de retornar à vida musical carioca através de apresentações de suas músicas em concertos. Já nestes concertos, Villa-Lobos mostra obras influenciadas por suas viagens ao interior do País como Danças Africanas (1914-1915), Suíte Floral (1917), Amazonas (1917), Uirapuru (1917), entre outras.

Villa-Lobos procurou incorporar à sua música esta ideia de brasilidade musical, buscou a “construção do mito do nacionalismo musical” como ponto de partida em suas composições. Por isso, convido a ouvir o Poema Sinfônico Uirapuru de Villa-Lobos interpretado pela Orquestra Petrobras Sinfônica sob a regência do Maestro Isaac Karabtchevsky.

Observe que, ao compor Uirapuru, o compositor procura demonstrar em sua obra a imagem do Brasil do início do século XX, momento em que a busca pela brasilidade se torna ponto de fundamental importância para os antropólogos e artistas brasileiros.

“Uirapuru é das primeiras obras-primas de Villa-Lobos, e dá início a uma linguagem orquestral tipicamente villa-lobiana. A partitura retrata o ambiente da selva brasileira e seus habitantes naturais – os índios -, com uma impressionante riqueza de detalhes. O argumento que serviu de base para a composição desse poema sinfônico é de autoria do próprio autor, e conta a história de um pássaro (o uirapuru, que na mitologia indígena é considerado o ‘deus do amor’) que se transforma em um belo índio, disputado pelas índias que o encontram. Um índio ciumento, não suportando aquela adoração, flecha-o mortalmente. Ao retornar à sua condição de pássaro torna-se invisível e dele se ouve apenas o canto que desaparece no silêncio da floresta.”

(MUSEU VILLA-LOBOS, 2011)

Boa audição!

*Depois, deixe seu comentário e vamos papear também nas redes sociais!

Um comentário em “Quando se comemora o Dia Nacional da Música Clássica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: