Compositoras foram silenciadas na música clássica

No mês das mulheres, relembre a história triste de artistas como Nannerl Mozart, Clara Schumann e Fany Mendelssohn
Clara Schumann era esposa de Robert Schumann e teve sua carreira como compositora deixada em segundo plano

No mês das mulheres, te convido a revisitar a triste realidade de mulheres silenciadas em razão do gênero, no universo da música clássica, em especial Nannerl Mozart, Clara Schumann e Fany Mendelssohn. Embora a música fosse vista como um “predicado a mais” para as mulheres “de boa família”, excluí-las dessa atividade profissional era algo considerado completamente normal até muito pouco tempo.

Os compositores Amadeus Mozart (176-1791), Felix Mendelssohn (1809-1847) e Robert Schumann (1810 – 186) tiveram mulheres extremamente talentosas ao lado deles e, unicamente por serem mulheres, foram desencorajadas a serem compositoras profissionais.

Nannerl Mozart era exibida como criança prodígio

A austríaca Nannerl, Maria Anna Walburga Ignatia Mozart (1751-1829), passou para história como a irmã de Mozart. Deixada para trás, enquanto o pai Leopold Mozart (1719-1787) e o irmão continuavam uma turnê, ela escreveu uma canção e os mandou.

Não existem registros da música, no entanto, a reação do irmão Mozart foi encontrada em uma carta endereçada à irmã. “Eu não consigo acreditar que você componha tão bem. É lindo”, escreveu ele.

A triste realidade é que Nannerl foi exibida como criança prodígio junto com Mozart. Tocou diante da realeza por toda a Europa. Mas, ao atingir a puberdade, foi empurrada pelo pai para os papéis mais tradicionais de gênero: filha submissa, esposa do homem que o pai escolheu e mãe.

Clara Schumann influenciou hábitos na performance musical

Já a alemã Clara Josephine Wieck (1819 – 1896) foi esposa de Robert Schumann, sendo uma das poucas crianças prodígio a se manter famosa e reconhecida como virtuosa do piano por toda a vida. Clara Schumann influenciou hábitos na performance musical, inclusive dos homens.

A pianista teve uma carreira ativa entre os anos de 1828 e 1891. Inovou na escolha de repertório, na programação de suas turnês, exercendo independência junto ao público e aos empresários. No entanto, sua carreira como compositora sempre esteve em segundo plano.

Apesar de toda a segurança em relação à performance, Clara duvidava de sua capacidade como compositora. A pianista viveu em um período em que mulheres que compunham não eram incentivadas, nem levadas a sério. Ela possui obras de inegável valor, embora tenha passado pela história da música ocidental como a esposa pianista do compositor Robert Schumann.

Fany Mendelssohn compôs por volta de 466 obras

Outro triste exemplo de preconceito é da judia alemã Fanny Mendelssohn (1805-1847). Irmã do compositor Felix Mendelssohn (1809-1847), Fany foi em alguns aspectos mais talentosa do que seu famoso irmão, compôs por volta de 466 obras. No entanto, teve suas ambições tolhidas pela família, inclusive pelo irmão.

A falha nas biografias de Nannerl, Clara e Fanny deixam evidente que no ponto de vista histórico as mulheres são negligenciadas. Estamos perdendo parte da história da humanidade simplesmente por desconsiderar a participação das mulheres nela. Ainda é tempo de rever isto!

Homenageando todas as mulheres que de alguma forma foram silenciadas, ouviremos o Piano Trio op. 17, em sol menor, de Clara Schumann, interpretado pelo pianista Gabor Farkas, pela violinista Luosaha Fang e pelo violoncelista Merkin Hall.

Essa importante obra de Clara Schumann foi composta em 1846. Vale ressaltar que ela compôs para esta formação, após criar uma série inovadora de concertos, na cidade de
Dresden (Alemanha), para valorizar a música de câmara.

Boa audição!

*Depois, deixe seu comentário e vamos papear também nas redes sociais!

5 comentários em “Compositoras foram silenciadas na música clássica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: