A espontaneidade e originalidade da musa do piano

De todas as características da performance de Yuja Wang, o que mais chama a atenção da crítica é o equilíbrio entre o domínio técnico e a musicalidade fora do comum.

YUJA WANG (1987)
.

A chinesa Yuja Wang (1987) é uma espécie de “estrela pop” do piano que, com sua espontaneidade e originalidade vem trazendo milhões de seguidores para o mundo da música de concerto.

Em 2017 a pianista deslanchou sua carreira internacional de sucesso ao receber um convite para substituir nada menos do que Martha Argerich (1941), uma das mais célebres pianistas do mundo, no Symphony Hall, em Boston. A jovem chinesa foi ovacionada pelo público e pela crítica local. “Uma performance com virtuosismo e equilíbrio impressionantes”, definiu o jornal The Boston Globe.

Wang iniciou seus estudos de piano em Pequim, sua cidade natal, no início dos anos noventa, numa época em que a difusão da música de concerto ocidental começava a se intensificar na China. Desencorajada por um professor a tocar o instrumento por ter mãos “pequenas, fracas e frágeis”. Yuja passou por cima das adversidades e aos quinze anos foi de Pequim para Nova York estudar no Conservatório Curtis Institute of Music, na Filadélfia.

Atualmente, além de contrato de gravação com a prestigiada Deutsche Grammophon, a “diva do piano mundial” está na lista de artistas apoiados pela Rolex sendo embaixadora da marca de relógios. Yuja Wang possuía, antes da pandemia, uma agenda completamente lotada de concertos nos principais palcos do mundo, incluindo o Brasil.

Há vários vídeos no you tube da pianista que valem a pena serem assistidos.

A escolha da semana é Noites nos jardins da Espanha, do compositor Manuel de Falla (1876-1946) com a Orquestra Sinfônica NHK, sob a regência do maestro suíço Charles Dutoit (1936) e a solista Yuja Wang, gravado em Tokyo, Japão em dezembro de 2014.

Observe sua técnica precisa e limpa. Com beleza, elegância extravagante e talento fenomenal, não é a toa que Yuja Wang tem movimentado o mundo do piano ao redor do planeta.

 

Boa audição!

*Depois, deixe seu comentário e vamos papear também nas redes sociais!

2 comentários em “A espontaneidade e originalidade da musa do piano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: